A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva, através da secretaria municipal de saúde, realizou na tarde desta quarta-feira, 15, a etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a comunidade teve a oportunidade de participar, debater e propor melhorias na área. A conferência contou com a presença de autoridades locais, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil organizada, além da enfermeira Evelyn Elias como palestrante.
“Esta conferência está destacando exatamente os eixos que abordam os problemas cruciais do Sistema Único de Saúde, por isso é importante o debate”, destacou a profissional.
Os eixos debatidos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Uma das dificuldades enfrentadas pelo município, e que atinge diretamente o paciente, é a demora e o difícil acesso a consultas com especialistas. “Temos a dificuldade de acesso na média e alta complexidade. Nós fizemos encaminhamentos para o tratamento fora do domicílio e não somos respaldados, então, temos essa dificuldade de especialistas que é de responsabilidade dos governos do Estado e Federal”, destacou o secretário municipal de saúde, José Luiz Oliveira.
Todas as dificuldades foram elencadas e as sugestões de melhorias foram registradas para serem debatidas na conferência estadual.
“Acreditamos que as propostas sejam para melhorar o financiamento do SUS a nível federal, bem como para implementar alguns serviços no município para melhorar a qualidade no atendimento”, completou o secretário.
Fonte: Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva.