A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), prendeu o líder de uma facção criminosa do Rio grande do Sul, de 31 anos, pelos crimes de falsificação de documento público, ameaça receptação, resistência, porte ilegal de arma de fogo e munição de uso proibido e outros, na noite de ontem, (17/11/2016), em uma residência, no bairro Areias Brancas, no Balneário Arroio do Silva.
O preso, considerado de alta periculosidade, era foragido da Justiça do RS, desde o dia 18 de outubro deste ano, onde cumpria pena de 25 anos, nove anos e 20 dias de reclusão por uma série de crimes graves, praticados na Grande Porto Alegre.
Foi apreendido o veículo Ford/Eco Sport, de placas IVS-5486 de Itaqui/RS e também o Renault/Duster, placas ITK-3002. Este Renault/Duster com as placas clonadas e seria produto de roubo, ocorrido em 31 de outubro, deste ano, em Campo Bom/RS, com placas originais são MKN-6152.
Também foi apreendida uma pistola da marca Glock, calibre 380, com três carregadores e porções de maconha e cerca de R$ 1.800,00 em dinheiro. Numa segunda residência, alugada pelo preso, no bairro Policia Rodoviária Federal, os agentes apreenderam uma pistola de calibre 9 mm, uma submetralhadora com silenciador, 147 cartuchos de calibre 9mm, um colete balístico e um rádio comunicador. A pistola da marca Glock de calibre 380 é produto de furto ocorrido no ano de 2013 na Grande Porto Alegre.
De acordo com o Delegado Jorge Giraldi, no momento da prisão, o foragido apresentou identidade falsa e resistiu à prisão. “Ele tentou correr para o quarto da casa no qual sobre a cama estava à pistola municiada. O foragido, desde a adolescência já esteve envolvido com a prática de homicídio, porte ilegal de arma e após cumprir pena em Santa Catarina, migrou para o Rio Grande do Sul onde ingressou numa facção criminosa”, explica.
Segundo Giraldi,o homem estava em companhia da mulher e de uma criança. “A intenção dele era montar uma extensão da facção gaúcha aqui na região Sul e dominar o crime organizado e o tráfico de drogas”, concluiu.
Fonte: Policia Civil de Santa Catarina.